História de Dois Irmãos

por adm publicado 25/07/2019 09h44, última modificação 25/07/2019 09h44
A Cidade de Dois Irmãos esta situada nos primeiros degraus da encosta do Planalto Meridional, numa altitude mediana de 175 metros
Dois Irmãos

A Cidade de Dois Irmãos esta situada nos primeiros degraus da encosta do Planalto Meridional, numa altitude mediana de 175 metros, posição que lhe conferiu a designação de Portal da Serra palatino, município integrante do Vale do Rio Feitoria, afluente do Rio Caia, sua historia esta ligada a colonização no Estado, parte da antiga Colônia de São Leopoldo, instalada em 1824. Dois Irmãos recebeu os primeiros colonos a partir de 1825, entre eles Pedro Baum e família, lavrador e sapateiro, do Hunsrck. A leva mais significativa de colonos imigrantes que ocuparam parte dos 249 lotes da Linha Grande de Dois Irmãos foi a dos ex-naufragos do navio Cecilia. O veleiro partiu do porto de Bremen em 1827 e foi surpreendido por uma tempestade no Canal da Mancha. Parcialmente destruído, o navio, com seus passageiros, foi abandonado por seu capitão e pela marinhagem, ficando sem rumo até ser encontrado por um barco inglês que o conduziu para Falmouth, na Inglaterra. E permaneceram por cerca de dois anos, aguardando a definição de seus destinos. Os ex-passageiros do Cecilia foram transportados ao Brasil a bordo de outro veleiro, o James Lainge, de bandeira inglesa, com o capitão Sughrie. Este partiu de Falmouth em 02 de janeiro de 1829, chegando ao Rio de Janeiro em 08 de fevereiro de 1829. Trouxe 305 colonos-imigrantes, que, somados a outros que aguardavam embarque na Praia Grande, totalizaram 342 pessoas, transportados a Porto Alegre pela costa da Florinda. Estes imigrantes partiram do Rio de Janeiro em 10 de abril de 1829, chegando a Porto Alegre em 13 de maio. Foram transportados em levas sucessivas a São Leopoldo, sede da Colônia nos dias 14, 15 e 24 de maio de 1829. Esses compõem a maior leva de famílias a se fixarem na Baumschneis, a partir de 1829, somando-se aos outros imigrantes estabelecidos anteriormente e ocupando parte dos 249 lotes em que foi dividida a Linha Grande dos Dois Irmãos. Conta a tradição que, em homenagem ao Arcanjo, estabeleceram o dia de São Miguel como seu marco fundante. Até hoje comemorado o Michelskerb, Kerb de São Miguel. Em 1832 os colonos católicos inauguraram a capela em honra a São Miguel. O lugar onde foi erguido o templo provavelmente o mesmo onde a partir de 1868 foi construído o outro, com traços góticos, concluído em 1880 e hoje se encontra tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado e do Município. A ocupação da Linha Grande, também conhecida como Baumschneis (Picada dos Baum), Picada dos Dois Irmãos ou São Miguel dos Dois Irmãos, deu-se basicamente através da atividade agrícola desenvolvida nos lotes que se alinharam lado a lado, no sentido norte-sul da Picada. O adensamento construtivo e demográfico se fez ao longo da picada, hoje Avenida Sã o Miguel, com casa de comercio, de atividades artesanais (ferrarias, marcenarias, carpintarias, sapatarias, lombilharias, etc.), residências e igrejas, plantadas na cabeceira dos lotes, constituindo uma povoação.

Ainda hoje, percorrendo a Avenida São Miguel, identificamos a antiga Igreja Católica de São Miguel (1880), a Igreja Evangélica (1855), a Igreja Evangélica Luterana (1938), a Sociedade de Canto Santa Cecilia (1927), a Sociedade Atiradores (1897), a Escola Imaculada Conceição (1900), casas de comercio, entre elas a casa que hoje abriga o Museu Histórico Municipal. O Município ainda preserva a característica original de região agrícola, com o domínio de pequenas propriedades voltadas a policultura, onde se destaca o cultivo de milho, cebola, batata, mandioca, feijão, cana-de-açúcar e hortifrutigranjeiros, além da criação de aves, suínos, gado leiteiro e áreas florestadas com acácia-negra para extração do tanino e da madeira. Essa característica esta identificada no roteiro turístico-cultural Rota Colonial Baumschneis. O artesanato coureiro-calçadista deu lugar pequenas e médias indústrias de calçados que exportam para o mercado nacional e internacional, marcenarias e indústrias de moveis e esquadrias. O crescimento demográfico e econômico foi acompanhado de mudanças politico-administrativas em 1857, Dois Irmãos transformado no Distrito do município de São Leopoldo; em 1938, a povoação elevada à categoria de Vila e, em 1959, criado o município de Dois Irmãos. A germanidade das origens da maioria da população presente não apenas nos cabelos loiros e olhos azuis de seus filhos, mas no falar o dialeto ou português com forte acento. Também está nas suas tradições culturais: o gosto pela dança, canto, música e festas. E, principalmente, na importância que é dada a educação. Igreja, escola e trabalho foram no passado e ainda são no presente as três pilastras sobre as quais se constrói a historia de Dois Irmãos.