Aprovação de 03 Projetos na sessão ordinária do dia 21 de junho de 2021.

por adm publicado 22/06/2021 14h15, última modificação 22/06/2021 14h15

A Câmara de Vereadores aprovou na noite da última segunda-feira, 21 de junho de 2021, durante sessão ordinária, três projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, bem como um pedido de informações:

- PROJETO DE LEI Nº. 065/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ABRIR CRÉDITO ESPECIAL NO ORÇAMENTO DO CORRENTE EXERCÍCIO.” O seguinte projeto autoriza a abertura de crédito especial, no montante de R$ 86,74 (oitenta e seis reais e setenta e quatro centavos), para a Secretaria Municipal de Educação. Justificativa: ‘A presente proposição se justifica em face do requerimento apresentado pela Secretaria Municipal de Educação para abertura de crédito especial junto à dotação “Indenizações e Restituições” no projeto “FPM – CUSTEIO EDUCAÇÃO MP 815/2017”. A abertura da conta se faz necessária para restituição do saldo dos recursos recebidos através da Medida Provisória n°815/2017 oriundas do FNDE editadas na Resolução n° 11 de 18 de maio 2018. ’ [...] Projeto de Lei aprovado por unanimidade.

- PROJETO DE LEI Nº. 066/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, que “DISPÕE SOBRE A CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO DE 01 (UM) PROFESSOR DE ARTE PARA ATENDER A NECESSIDADE TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, NOS TERMOS DO INCISO IX DO ARTIGO 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.” ‘Art. 1º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a contratar, por tempo determinado de até 12 (doze) meses, para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público, 01 (um) Professor de Arte, com carga horária de 25 (vinte e cinco) horas semanais, com base nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal e nos artigos 240 e seguintes da Lei nº 1.883, de 13 de dezembro de 2001. [...] Justificativa: A presente proposição se justifica em vista de que foi apresentada pela Secretaria Municipal de Educação acerca da necessidade de contratação temporária e em caráter de emergencialidade, de um professor de arte, regime 25 horas semanais. Tal reposição se faz necessária em vista da aposentação da servidora e professora Liamara Guntzel Kaefer, que então atuava junto as Escolas Felipe Alfredo Wendling, Carlos Rausch e Arno Nienow. Convém destacar ainda que não há concurso vigente para o cargo em questão, tampouco vaga disponível, o que demandaria a criação, por lei, o que resta vedado diante do que preceitua a Lei Complementar 173/2020, que institui o “Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus”, artigo 8º, inciso II, está impossibilitado de o fazê-lo consoante se vê do texto legal. Há restrições, assim, com relação a criação de vaga para provimento, mesmo que se trate de caso de vacância. Portanto, a presente necessidade poderá ser atendida, excepcionalmente, pela contratação temporária consoante previsão do mesmo artigo 8º, inciso IV.’ [...] Projeto de Lei aprovado por unanimidade.

- PROJETO DE LEI Nº. 067/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, que “ALTERA O ART. 1º DA LEI Nº 4.926, DE 01 DE JUNHO DE 2021, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” ‘Art. 1º O art. 1º da Lei nº 4.926, de 01 de junho de 2021, passa a viger com a seguinte redação: “Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a aprovar projeto construtivo diferenciado, nas matrículas de nºs 14524 e 30115, do Registro de Imóveis de Dois Irmãos, destinado ao Centro de Distribuição da empresa L.F. COMERCIAL DE BENS LTDA., de acordo com projeto arquitetônico apresentado, a ser edificado em ambas as matrículas, em exceção as normas estatuídas.” [...] Justificativa: Apresenta-se a alteração porquanto, houve mudança na denominação da empresa, razão pela qual, há necessidade de proceder-se igualmente a correção no dispositivo legal que refere sobre a matéria.’ [...] Projeto de Lei aprovado por unanimidade.

- Pedido de Informações nº. 007/2021 – de autoria da Vereadora Sheila da Silva – Solicitando ao Poder Executivo Municipal, o que segue: Para quais cargos há concurso ainda vigente no Município? Seja remetida listagem contendo o nome dos aprovados e ainda não nomeados para cada cargo. Pedido de informações aprovado por unanimidade.

Outras proposições apresentadas:

- Requerimento nº. 025/2021 – de autoria do Vereador Ramon Arnold – Solicitando licença do cargo de vereador do dia 06 de julho a 02 de agosto de 2021, para tratar de interesses particulares.

- Requerimento nº. 026/2021 – de autoria da Vereadora Celina Teixeira Christovão – Solicitando licença do cargo de vereador entre os dias 18 de junho a 1º de julho de 2021, por questão de saúde.

Indicação nº 030/2021 – de autoria do Vereador Ederson Arantes Bueno Solicitando o que segue: Que o Poder Executivo crie um programa ou use os meios disponíveis de mídia social para conscientizar motoristas sobre os perigos de ingerir álcool e dirigir.

Pedido de Providência nº 034/2021 – de autoria do Vereador Darlei Luis Kaufmann - Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Colocação de tachões divisores de pista na extensão da Rua João Klauck, no trecho compreendido entre a Avenida São Miguel e a ponte do Rio Feitoria; Que seja feito um estudo sobre a possibilidade de implantação de uma rotatória no entroncamento da Avenida do Parque, Rua João Klauck e Travessa Santa Cecília, além de uma rotatória no entroncamento da Rua João Klauck e a Rua Rogério Engelmann; Que seja reforçada a pintura das faixas de segurança e sejam colocadas mais placas indicando o limite de velocidade em toda a extensão da avenida João Klauck.

Pedido de Providência nº 035/2021 – de autoria do Vereador Nilton José Tavares - Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Que seja feita, através do Departamento de Trânsito, uma análise da segurança viária junto à rua Guilherme Johann, no bairro Travessão, na altura do nº 286, com vistas à sinalização de proibição de estacionamento de caminhões, tendo em vista a pracinha de brinquedos para as crianças existente.

As matérias na íntegra encontram-se disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo de Dois Irmãos.

Foto: Câmara Municipal de Vereadores.