Reunião para tratar da segurança no Município de Dois Irmãos.

por adm publicado 09/07/2019 11h20, última modificação 09/07/2019 11h24

Na noite de 08 de julho de 2019, às 18 horas, a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma reunião na Sede do Poder Legislativo, a fim de tratar questões de segurança no município, dentre outros assuntos, conforme versado no Requerimento nº. 039/2019, de autoria do Vereador Paulo Cezar Gehrke, bem como na Moção de Apoio nº. 001/2019 e Oficio nº. 083/2019, de autoria do Presidente Sérgio Fink. Na ocasião, foram convidados e estiveram presentes o Comando Regional da Brigada Militar do Vale do Rio dos Sinos, representado pelo Coronel Sr. Vitor Hugo Cordeiro Konarzewski, bem como do Comandante da BM de Dois Irmãos, Tenente Sr. Elton Dhein. Também esteve presente e se pronunciou, o Tenente Edson Luis Maicá Severo, Secretário da Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, do Poder Executivo Municipal.

MOÇÃO DE APOIO Nº. 001/2019: À nomeação dos "Aprovados no Concurso da Brigada Militar e Bombeiros de 2017.” Justificativa: A categoria dos aprovados da BRIGADA MILITAR no concurso de 2017, aguardam nomeação para diminuir o déficit efetivo da polícia militar no Estado. Com aproximadamente 16 mil servidores na ativa, sendo que apenas 10.000 atuam no serviço de policiamento nas ruas, o policiamento gaúcho atende à cerca de 50% da demanda total prevista para o Estado, sendo que 2.458 aprovados em todas as etapas do processo seletivo continuam aguardando para ingressar na instituição. A ideia do Executivo Estadual, conforme entrevistas concedidas à imprensa, é nomear gradativamente esses aprovados, prejudicando ainda mais o serviço que já é deficitário. Perante estes fatos, propõe-se esta Moção de Apoio a esses aprovados e solicitarmos que a mesma seja encaminhada ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Eduardo Leite.

OFÍCIO Nº. 083/2019: Comunicação à AMOTRA - Em 22/04/2019 foi aprovada na Câmara de Vereadores a Moção de Apoio nº 001/2019 à nomeação dos aprovados no concurso da Brigada Militar e Bombeiros de 2017, tendo a mesma sido remetida ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul. No último dia 22 de maio, a Câmara recebeu ofício do Gabinete do Governador informando que a partir de agosto haverá reforço de soldados que atualmente estão no Curso Básico de Formação Policial Militar. Diante de tal informação e considerando a mobilização do bairro Travessão no sentido de reforçar a segurança no local, comunico que estará sendo agendada junto ao Comando Regional da Brigada Militar reunião para solicitar a vinda de soldados para a cidade.

REQUERIMENTO Nº. 039/2019: Que seja convidado o Comandante do Batalhão da Brigada Militar de Dois Irmãos para comparecer à Câmara de Vereadores, em data a ser aprazada, a fim de fazer um relatório sobre as atividades da Brigada Militar no ano de 2019, assim como debater as dificuldades da corporação e meios para amenizá-las.

A reunião teve encerramento positivo, e o Presidente da Câmara, Vereador Sérgio Luiz Fink propôs um trabalho conjunto entre os poderes e a Brigada Militar, para assim, proporcionar maior segurança aos munícipes doisirmonenses.

Todos os pedidos na íntegra estão disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo de Dois Irmãos.