Tribuna Popular: Pronunciamento referente a Projeto de Pesquisa apresentado na 2ª MOPPAN

por adm publicado 12/08/2019 20h40, última modificação 12/08/2019 20h44

Antes da sessão ordinária desta segunda-feira, 12/08 iniciar, utilizou a palavra através de Uso de Tribuna Popular, os alunos da Escola Professor Arno Nienow, Thailer e Rodrigo, para se pronunciar referente ao projeto de pesquisa apresentado por eles na 2ª MOPPAN – Mostra de Projetos de Pesquisa Arno Nienow, que traz a questão da acessibilidade para cadeirantes em Dois Irmãos. “O presente trabalho dos alunos visa descobrir se comércios e repartições públicas no centro da cidade de Dois Irmãos possuem acessibilidade para cadeirantes. O tema se faz importante para o grupo, devido ao fato de um colega da turma ser cadeirante e ter relatado as suas dificuldades diárias. Assim, o grupo busca, por meio deste trabalho, desenvolver um projeto que possa lhe ajudar no dia-a-dia. Para atingir tal objetivo, o grupo fez pesquisa de campo para averiguar se cinco estabelecimentos comerciais do centro da cidade de Dois Irmãos têm acessibilidade para cadeirantes. Constatou-se que nenhum dos estabelecimentos visitados tinha acessibilidade completa, alguns possuíam apenas rampas, mas tinham corredores apertados ou prateleiras altas, e outros não possuíam nem rampas de acesso. Por meio de um questionário feito aos donos ou funcionários desses estabelecimentos, descobriu-se que os proprietários dos prédios não permitem mudanças em suas fachadas, o que explica a falta de rampas. De forma a resolver esse problema, o grupo propõe que a Câmara de Vereadores redija um projeto de lei que possa solucionar este problema. Solicita a explanação do trabalho e lei de acessibilidade do município”, palavras da Técnica de Apoio Pedagógico da escola, Sra. Magda Raquel Glienke Benati.